quarta-feira, 7 de maio de 2008

...

O que se pode dizer quando um estudo do Instituto de Ciências Sociais revela que 70% dos portugueses consideram que as relações homossexuais são erradas?
O que se pode dizer quando, mesmo nas idades mais jovens, o número da desaprovação não desce abaixo dos 53%?
Eu não conheço ninguém que tenha respondido a este inquérito, mas suponho que fazendo as mesmas perguntas em locais diferentes, as respostas poderiam ter sido outras...
Não há dúvida que a homofobia é predominante neste país.
Também não há dúvida de que, mesmo em países que legislam os direitos dos homossexuais, ainda existem elevadas percentagens de homofobia...
Mas é de facto triste que haja pessoas capazes de catalogar como errado a maneira de viver de outras pessoas, só por não ser igual à deles.
Se eu fosse casada, poderia fazer parte dos 7% das mulheres que afirmaram ter sido infiéis no casamento; poderia ter sido infiel com uma mulher, e já não seria errado... porque os portugueses entendem a infidelidade, mas não a homossexualidade!!!
Eu cá, só entendo da minha relação, do maravilhoso que é viver com quem se ama, dos maravilhosos casais que vivem como nós e que gosto e admiro por serem capazes de viver às escondidas de uma sociedade que ainda se da o luxo de cataloga-los de "errados".
Mais palavras para quê?

14 comentários:

g disse...

Todos os dias nos confrontamos com esta injustiça, com um desprezo sórdido de quem não é capaz de se interrogar, ou sequer equacionar, só condenam, apetecia-me dizer aqui muitas coisas, mas concordo mais uma vez contigo, mais palavras para quê.

Inha disse...

Mas tu não sabes que o povo Tuguês é ignorante e desinteressado? Nos maravilhosos 70% estão incluídos os seguintes: 50% não entendeu a pergunta, 25% não sabe o que é a homossexualidade e 25% não sabe o significado de certo ou errado.
Mais satisfeita, agora?

Beijos meninas!

Unknown disse...

é revoltante e triste.

Anônimo disse...

Concordo e acrescento ainda todos aqueles que maltratam, violam e violentam todos(as) no "aconchego" dos seus felizes lares...hipocrisia q.b. num país, melhor ainda, numa sociedade de ignorantes mentecaptos.

By Waves

Anônimo disse...

Eu li um artigo sobre isso… mas não conheço o estudo!
Não conheço a amostra que, sabe-se, pode enviesar os resultados, nem o instrumento usado para a recolha de dados (as mesmas perguntas… e/ou outras perguntas sobre o mesmo assunto podem dar resultados muito diferentes). Não conheço o local de recolha dos dados (as mesmas questões colocados no bairro alto ou à porta da igreja do Campo Grande… dão resultados diferentes… é óbvio! Além disso se a questão pode ser interpretada numa perspectiva pessoal é claro que a maioria considera esse tipo de relação errada, quanto mais não seja porque a sua “opção” sexual é outra! (afastam-se, por defesa)
Mas não concordo que se generalize sob a capa da ignorância e estupidez!
Vivo este tipo de relações há mais de 20 anos… e o que eu posso dizer é que muita coisa mudou! Devagar é certo! Mas mudou!
Desde o tempo em que a palavra homossexual quase não existia nos telejornais (a não ser para notícias com conotação negativa) … o tempo em que apenas se contavam, pela calada, anedotas de “maricas”… e se ria abertamente dos que passavam na rua, até hoje… muito tempo passou… e muita, mas muita coisa mudou!
Ainda não chegámos onde sempre deveríamos ter estado, ainda não somos um país tolerante e aberto! Mas nos últimos anos (3 a 5 diria) muita coisa está diferente!
E ainda Bem!
Resta-nos ter paciência (como sempre soubemos ter) e, mesmo sem pôr rótulos na testa, contribuir em pequenas coisas, todos os dias!

(desculpem a ocupação de espaço)
bjs
MJB

rv disse...

já levo este assunto tão a sério, e estou tão farta do mm , q tenho q me rir com a frontalidade da INHA perante a realidade tuga,

bjs

Anônimo disse...

Oi!

pois a mim não me dá para rir...
...nem para chorar!

O que é preciso é saber viver com o que temos.... sem dramas!

(gosto do som... pois gosto)
fiquem bem!
MJB

Margarita disse...

Para todas: Cada uma com as suas teorias temos, de facto, uma luta em conjunto por fazer. O que interessa é que, ignorancia ou não só, vontade de chorar ou de rir, vamos avançando, embora devagar,as vezes tão devagar que somos ultrapassados por tartarugas.
Haviamos de fazer um estudo na Maria Lisboa uma noite destas so bre a heterossexualidade, para confrortarmos estatísticas, não acham?
E, MJB, da invasão de espaço digo eu...quem não gosta de receber a visita dos amigos em casa? o nosso espaço, por motivos que tu sabes,é um bocadinho teu também,és sempre bem vinda!

Anônimo disse...

Bem meninas venho aqui deixar o meu novo blog..Agora sozinha..espero que possam dar lá um saltinho..beijinhos ex.fogo
http://tartarugadiferente.blogspot.com/

Anônimo disse...

Obrigada...
bjs
MJB

sakura disse...

Posso dizer que tropeçei literalmente no vosso blogue... dei uma pequenina vista de olhos e dois dias depois,quando dei por mim a ja ter lido o blogue todinho.... =D

parabéns,ta excelente...continuem,e eu de certeza que passarei para ver novidades.

beijinhos as duas

Acid Pig disse...

É deprimente...

kris disse...

Passei por aqui e li as tuas palavras.É verdade que vivemos num país retrogado, infelizmente, que não nos da os mesmo direitos que os casais heterosexuais, mas nao e por isso que vamos desanimar.Admiro muitos os casais que consegue viver juntos...hetero, homo...admiro acima de tudo o amor entre duas pessoas.ainda nao vivo com a minha namorada,mas espero faze-lo..e sinceramente a opiniao dos outros...é relativa, somos superiores a isso.O importante é sermos felizes..e ja agora digo...esconder?nem pensar...é com muito orgulho que um dia irei afirmar que vivo com a minha namorada, que é a pessoa que amo e quero ao meu lado.bjs

Espelho d`água disse...

Como é possivel que em pleno século XXI ainda haja por ai tanta gente ignorante??? Como é possivel que condenem tudo aquilo que sai daquilo a que se instituiu como a "suposta normalidade"? Como é possivel que olhem mais para a vida alheia do que para a delas próprias?
Amor, amor é amor, não interessa como e com quem...